Vidro Monolítico: Conheça as suas especificações

By 0
4322
Vidro Monolítico: Conheça as suas especificações

O vidro monolítico nada mais é do que o vidro comum. Se trata de um vidro  transparente, liso, duro e impermeável. Além disso, sua fórmula serve como base para a criação de outros tipos de vidros.

O vidro comum é o mais utilizado e mais consumido do mundo, tanto pelos clientes finais, como os vidraceiros, como pela indústria do vidro.

Independentemente do tipo de vidro, esse material está cada vez mais presente na construção civil. E qual é a causa de ser um material tão utilizado? Porque o vidro permite proteção e isolamento termoacústico dos ambientes, além de ser um material versátil e muito moderno. 

 

Como é fabricado o vidro monolítico?

Imagem relacionada

método de fabricação do vidro monolítico consiste em unir o material de sua composição (areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes) em panelões, os quais são colocados em um forno.

Ao atingir cerca de 1.300ºC estes materiais se fundem. Primeiro são retirados os materiais que não se misturaram e então a massa resfria até 800ºC, momento a partir do qual está pronto para ser talhado.

 

Quando o vidro monolítico deve ser utilizado?

O vidro comum é uma ótima opção para os projetos que necessitam de maior visibilidade, pois o mesmo possui espessura uniforme sem provocar distorção óptica.

Dentre suas utilizações, as mais frequentes que podemos citar é a utilização do vidro para embalagens de produtos em geral, como potes, garrafas, frascos, tigelas, copos, travessas, pratos e lâmpadas.

Resultado de imagem para garrafa de vidro

Outros produtos que também são fabricados com vidros comuns são vidros para uso em laboratórios, janelas e divisórias.

Os espelhos tradicionais também são produzidos com vidro comum. Entretanto, já são encontradas outras opções mais seguras de espelhos no mercado, como o espelho de vidro temperado.

 

Vantagens

Entre as vantagens do vidro monolítico estão:

  • Variedades de cores;
  • Material sustentável;
  • Baixo custo;
  • Facilidade no corte;
  • Média performance para controle solar;
  • Camada refletiva resistente;
  • Facilidade de limpeza.

 

E quais são as desvantagens?

Apesar de ser um material de qualidade considerável, o vidro monolítico possui baixa resistência mecânica, além de ser mais frágil e quebradiço que outros tipos de vidros.

 

Quais são os principais acabamentos do vidro monolítico?

Esse vidro pode receber diversos tipos de acabamento, como:

  • Lapidado;
  • Bizotado;
  • Jateado;
  • Laqueado;
  • Tonalizado e pintado.

A mudança de cores é uma das possibilidades mais interessantes do vidro monolítico. Além do padrão transparente, as cores mais utilizadas são o verde, bronze e cinza.

Resultado de imagem para vidro bronze

Quanto a espessura desse vidro, o mais comum é ser em torno de 2mm a 25mm, podendo ser estendido para espessuras maiores.

 

Gostou de conhecer mais sobre o vidro monolítico? Veja também como utilizar espelhos para ampliar ambientes.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)