O cortador de vidro é uma peça muito importante para quem trabalha no ramo de vidraçaria. O processo de corte é uma das mais importantes etapas de preparo do vidro para a instalação, pois por meio dele o vidro adquire o tamanho e o formato desejados.
Há disponível no mercado, diversos equipamentos e mesas automáticas com alta tecnologia, mas em boa parte das lojas o instrumento mais utilizado cortador de vidro manual.
Para realizar o corte manual do vidro o corte perfeito é importante entender como funciona o produto para poder escolher o mais eficaz, que garanta um corte preciso e acabamento perfeito. Um cortador de vidro inadequado pode comprometer o resultado final e gerar desperdícios do material.
Os cortadores de vidro manuais permitem trabalhar variados tipos de vidro, como:
- Monolíticos;
- Refletivos;
- Laminados;
- Fantasia
Tipos de cortadores de vidro
Cortador de vidro com ponta diamantada
Esse cortador de vidro é bastante comum e se fixa firmemente no vidro. Ele corta vidros de até 10mm e tem sua vida útil longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro.
Cortador de Rolo
Esse cortador de vidro é indicado para vidros de até 7mm de espessura. Ele é feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio. O número de rolos de corte varia, sendo mais comum os de 4 a 6 pedaços.
Tipos de corte
Há modelos de cortador de vidro para cortes retos ou curvados. Além disso, ainda existe alguns modelos de cortador de vidro com sistema de reservatório de lubrificação, onde são inseridos lubrificantes, como óleo e querosene, através de uma bisnaga dosadora.
Casos o cortador de vidro for do tipo sem reservatório para lubrificante, vale a pena passar um pouco de querosene nas pontas para melhorar a eficiência e durabilidade do cortador de vidro. Isso pode ser feito com a ajuda de um pincel.
Em vidros finos recomendam-se cortadores com ângulo entre 115 e 120 graus e pressão de aproximadamente 1 kg. Para vidros com espessura de 3 ou 4 mm, são indicados cortadores com ângulos entre 120 e 130 graus e uma pressão entre 3 e 4 kg. Já para vidros de 5 e 6 mm de espessura, cortadores entre 130 e 140 graus e uma pressão entre 4 e 5 kg.
Como realizar o corte certo?
Depois de escolher o cortador de vidro, é importante manuseá-lo corretamente para garantir a precisão no corte. A assertividade no corte do vidro é determinante para o sucesso do trabalho.
O vidraceiro deve segurar o cortador de vidro firmemente, fazendo uma pinça com o polegar e dedos indicador e médio. Não se esqueça também de limpar bem o vidro antes de cortá-lo para que não haja problemas com o corte.
Com o apoio de uma régua, desliza-se o cortador sobre o vidro, fazendo um risco em baixo relevo, formando um esmagamento direcionado na medida desejada. Como conclusão, uma boa mesa de corte e réguas apropriadas complementam o processo.
Sendo assim, com a risca no local em que determinou o corte e, após uma leve pressão, é possível induzir a quebra da peça inteira no ponto indicado. O destaque do vidro deve ser feito logo após o traçado.
Depois de destacar o vidro, é importante estar atento às microfissuras que surgem nas bordas. A lapidação é uma etapa fundamental do corte para eliminar essas fissuras, proporcionando um acabamento perfeito e segurança.
Prefiro uma forma mais segura de corte… O que fazer?
Caso você não se sinta seguro para realizar o corte de vidro na sua vidraçaria, aqui na Vidraço Comercial nós possuímos um serviço especial de corte de vidro. Com profissionais altamente capacitados e máquinas industriais, realizamos cortes de vidros com alta precisão e acabamento perfeito para todo tipo de projeto.
Gostou dessas dicas? Veja também como escolher vidros para sacada.