Você já precisou controlar a luz e o calor de algum ambiente específico? Provavelmente sim, não é? Nessas horas, a utilização do vidro refletivo pode fazer total diferença para contornar o problema.
O vidro refletivo é a solução ideal para quem almeja agregar refinamento aos ambientes. Por suas diversas funcionalidades, muitos arquitetos e paisagistas têm apostado nele como uma arte segura e eficaz.
Nesse artigo, vamos apresentar algumas características especiais do vidro refletivo e mostrar como você pode aplica-lo ao seu projeto.
Qual é a nomenclatura correta: Vidro refletivo ou vidro espelhado?
É correto falar das duas formas: tanto refletivo como espelhado. Independentemente da nomenclatura que se dê, o vidro refletido tem sido utilizado em grandes construções corporativas e comerciais. Além disso, também tem ganhado espaço em residências como um modelo de designer inovador, mantendo uma postura de sofisticação exclusiva.
FORMAÇÃO
A forma refletiva é observada no espelho a parti do momento em que é posicionada no vidro uma camada metalizada durante o procedimento de sua fabricação.
Este material recebe uma ou mais placas de vidros estruturais com camadas de Polivinil Butiral (PVB) que contribui para fornecedor de luz natural.
A fabricação dos vidros espelhados pode ser feita através de duas formas: o modo pirolítico, ou a forma em câmara a vácuo no desenvolvimento metalizado.
- No desenvolvimento pirolítico a camada refletiva é conectada com óxidos metálicos durante a fabricação do vidro; ou seja, mantém uma capacidade intermediária de proteção solar e alta resistência de camada metalizada, podendo o vidro ser: laminado, curvado, temperado ou utilizado no duplo envidraçamento.
- Sua face metalizada pode ser usada tanto para o lado interno quanto para o externo da edificação.
- No desenvolvimento metalizado a vácuo, a plataforma refletiva é transferida para câmaras de alto vácuo por bombardeio iônico e em atmosfera de plasma. Depois o vidro sai da linha de produção e é resfriado. O resultado são vidros espelhados com melhor desempenho como escudo solar, e são indicados para o uso na forma laminada e com a face metalizada posicionada para o ambiente interno.
Vidraça refletiva e suas vantagens
O vidro refletivo garante maior privacidade e é um ótimo amigo para o controle solar de qualquer ambiente. Ele possui uma alta performance no controle da intensidade de luz. Sendo assim, ele é considerado um produto que é contemporâneo, modulável e versátil.
Além da beleza de alta categoria, o vidro refletivo tem suas vantagens, que claro, não passam despercebidas. Iremos descrever os principais benefícios do vidro espelhado a seguir.
– Revestimento
O fato de ser uma vidraça espelhada, o vidro consegue passar uma imagem rica, com ar de elegância e imponência às edificações e para fachadas um nível de design super moderno.
Ele é perfeito para empresas de alto porte, pois mantém qualquer estrutura uniformizada.
Investir no vidro refletivo é muito válido, pois há muitas vantagens em relação ao vidro comum. Além disso, se comparado com pinturas em fachadas, o serviço de pintura possui um orçamento muito mais caro, o que faz o vidro espelhado ser bem mais em conta.
– Evita poeira
O vidro protege o espaço interior da poeira externa, principalmente de rajadas de vento forte que acabam trazendo consigo várias bactérias.
– Maior luminosidade
A iluminação que o vidro fornece é ímpar. Com a transparência e poder de refletividade que esse vidro possui, a luminosidade do ambiente fica garantida.
– Diversidade das tonalidades
Quando se discute sobre vidro, a inteligência e a criatividade são tidas como “aliadas”.
Os vidros decorativos adquirem cada vez mais espaço no mercado da construção civil graças a sua flexibilidade para diferenciadas formas de uso. São diversas cores, pinturas, efeitos e esmaltes, e o vidro pode ser utilizado tanto para revestimento como para decoração.
Os vidros refletivos coloridos geralmente tendem a destacar a refletividade interna, obrigando uma revisão de valores foto energéticos. Logo, é importante considerar o efeito da cor do vidro.
O vidro pode se tornar colorido de três formas: vidro com massa colorida, uma mistura com o vidro laminado com PVB colorido ou o vidro pintado. Todavia, no terceiro caso, pode ser que o vidro perca a sua forma espelhada, dependendo do tipo da tinta.
Veja abaixo algumas opções de cores:
- Incolor
- Azul
- Verde
- Cinza
- Bronze
- Dourado
- Fumê
Dependendo da tonalidade, o vidro pode ser mais refletivo ou mais neutro. É certo que quanto mais refletido for a vidraça maior será a proteção solar e mais luminosidade o mesmo irá proporcionar.
– Isolamento térmico excepcional
Esse tipo de vidro assegura a diminuição de cerca de 65% a 78% da passagem de calor. Isso beneficia regiões muito quentes ou frias. Sendo bem instalado, é garantida a eficiência térmica para todo o meio em que se encontra.
– Separação de espaço
Além de poder atuar como divisória é mais eficiente do que paredes de concreto, pois não ocupa espaço. Também é utilizado em bancos financeiros para a separação de setores e em lojas. Além disso, possuí a vantagem de poder ser fixa, articulável ou retrátil.
– Proteção contra raios solares
Os vidros refletivos bloqueiam 80% da luz, portanto atuam como defensores da saúde humana em decorrência à passagem dos raios ultravioletas (UV).
Níveis de Refletividade
O vidro refletivo têm três níveis de refletividade: alta, média e baixa, o que o faz mais versátil para qualquer região. Seja com maior ou menor incidência de calor, há um tipo de vidro com o nível de refletividade ideal.
Alta refletividade– espelhamento externo superior a 25%.
Média refletividade– espelhamento externo entre 15% e 25%, indicados para espaços onde os raios incidem diretamente e as temperaturas são altas.
Baixa refletividade– espelhamento externo inferior a 15%. É selecionado para ambientes com menor incidência solar.
O vidro refletivo pode te ajudar a economizar
O vidro refletivo contribui na diminuição da utilização de ar-condicionado e racionalização no uso da luz elétrica. Sendo assim, há uma economia real nos gastos com energia, o que faz total diferença para o orçamento no fim do mês.
Onde o vidro refletivo pode ser aplicado?
Pode ser usado em diversos planejamentos e em diferentes plantas arquitetônicas, como por exemplo:
- Peças decorativas (esculturas, prateleiras, gabinetes e nichos);
- Fachadas;
- Portas;
- Janelas;
- Sacadas;
- Coberturas;
- Paredes;
- Acessórios e artesanato;
- Uso em piscinas;
- Vidros para box de banheiro;
- Aplicações em madeira.
Produto Sustentável
É um produto ecológicamente sustentável por ser feito através de matéria-prima como areia, barrilha e calcário.
Uma curiosidade: O vidro pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade e a pureza do material formado. O que, portanto, reduz o impacto na natureza.
Por que escolher o vidro refletivo para o meu projeto?
Harmonia
O vidro refletivo traz mais equilíbrio e estabilidade para o local de aplicação, sendo ideal para quem busca por uma interação entre os cômodos e a paisagem natural do lado de fora.
Atua como impermeabilizante
O vidro refletivo é uma perfeita sugestão para a resolução do recapeamento para edifícios e principalmente, detém a passagem de impurezas. E é uma proteção ideal para as paredes.
Resistente a impactos
O vidro refletivo resiste a impactos por ser um material firme, seguro e duradouro.
Sensação de amplitude no espaço
Esse tipo de vidro mantém a sensação de amplitude nos ambientes, o que torna o local mais espaçoso e aconchegante.
Praticidade na limpeza
Esse vidro é bem prático, pois para mantê-lo limpo basta usar água e sabão. Em oposição a outros materiais que geralmente tendem a precisar de algum tipo de concerto, os vidros não precisam de troca e reparos periódicos.
Privacidade
Promove privacidade por ser refletivo. O uso de fachadas reflexivas permite uma melhor qualidade de vida para as pessoas que estão dentro da construção. Por liberar o controle da luminosidade sem a necessidade de cortinas, pode-se enxergar o ambiente exterior e se beneficiar da luminosidade natural.
Mesmo que possibilite que os usuários do ambiente enxerguem o que ocorre do outro lado, quem está no lado externo não consegue ver o que está ocorrendo do lado de dentro, o que deixa as pessoas mais confortáveis.
Segurança
Como o vidro espelhado não permite a visibilidade do espaço de dentro do ambiente, o uso deles é uma boa opção para revestir quartéis policiais, guaritas ou outros tipos de estabelecimentos que ficam em contato direto com a rua.
Gostou de conhecer mais sobre o vidro refletivo? Veja também informações sobre vidro laminado.