Descubra quais são os principais vidros de segurança

By 0
4491
Descubra quais são os principais vidros de segurança

Ao contrário do que muita gente pensa, vidro não é tudo igual. Existem diversos modelos de vidro e cada um possui suas especificações para atender aos requisitos de design, isolamento térmico, acústico, luminosidade e segurança.

Quando a questão é proteger as pessoas sem abrir mão da estética e transparência, a melhor opção é optar pelos vidros de segurança. Para quem não sabe, um vidro para ser considerado um vidro de segurança precisa ser um vidro de resistência que suporte alguns tipos de impactos.

Enquanto os modelos comuns, em caso de quebra, formam pedaços pontiagudos e cortantes, os vidros de segurança são muito mais resistentes aos impactos. Mesmo que o vidro se quebre, não produzem estilhaços que causam ferimentos graves às pessoas.

 

Método de fabricação dos vidros de Segurança

O processo de fabricação de vidro de segurança é o que o torna diferente dos outros tipos vidros. De maneira geral, o material pode ser temperado, laminado ou aramado. A escolha desse material é feita de acordo com os riscos do local onde o vidro será aplicado.

Os vidraceiros precisam seguir a risca todos os requisitos da Norma ABNT NBR 7199, que estabelece parâmetros necessários para que a especificação seja feita da forma correta.

 

 

Veja como é feito cada um dos tipos de vidro de segurança

 

Temperado

Os vidros temperados são submetidos a altas temperaturas (cerca de 700 graus) e ao resfriamento brusco. Por conta desse choque térmico é que se forma a resistência ao impacto. As variações de temperatura gera uma maior densidade na fibra do vidro, tornando-o  mais forte do que um vidro comum.

Esse tipo de vidro de segurança, ao sofrer quebras, formam pequenos fragmentos pouco cortantes. Além disso, o vidro temperado é o único que pode ser instalado de forma autoportantes, ou seja, com uso de ferragens pontuais. Também podem ser aplicados em caixilhos, sendo uma opção excelente quando a aplicação está sujeita à stress térmico. Como conclusão, são ideais para janelas, portas, muro de vidro, vitrines e divisórias.

 

 

Laminado

Os vidros laminados são formados a partir de duas peças intercaladas por uma camada de PVB (polivinil butiral), altamente resistente aos raios UV (ultravioleta). É exatamente essa película inserida no meio que retém os cacos, em caso de quebra.

Esse vidro de segurança pode ser fabricado tanto com vidro comum ou temperados, podendo ser produzidos com duas ou mais folhas, originando os laminados múltiplos.

Esses são os únicos vidros habilitados para aplicação em pisos. De acordo com a norma NBR 7199, são obrigatórios em marquises, sacadas, coberturas e guarda-corpos.

 

Aramado

Os vidros aramados são produzidos com a espessura de 6 mm, e basicamente se diferem dos laminados por terem uma tela quadriculada de arame em sua cobertura ao invés do PVB. Essa tela de arames impede que os pedaços de vidro, em situações de acidente, sejam projetados ou fiquem com pontas cortantes.

Sendo assim, esse vidro de segurança colabora para manter a integridade física das pessoas em caso de quebra, pois não pode ser transpassado. Como adendo, o aramado oferece proteção contra o fogo, o que o torna ainda mais seguro. Eles são perfeitos para guarda-corpos, janelas (em casos de caixilho), portas, entre outros.

 

Gostou de conhecer os vidros de segurança? Conheça também os principais modelos de vidro fantasia.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)